89 Embalagens, Embalagens

A IMPORTÂNCIA DOS PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS PARA O MEIO AMBIENTE

Já pensou em como os resíduos do lixo e até os materiais que jogamos fora e não reciclamos podem fazer mal para a natureza? Muitas pessoas não se conscientizam e o agir de forma incorreta acaba fazendo parte da rotina. Mas nós sabemos que existe uma única saída, a preservação do nosso bem mais precioso!

Para começar, temos que entender a importância dos produtos biodegradáveis. Pense na quantidade de plástico que você usa todos os dias, esse material está presente em tudo, seja na garrafa pet do refrigerante ou até no shampoo que está usando. A praticidade das embalagens descartáveis sobressai ao prejuízo ambiental causado por tanto lixo. Pensamos que ao fazer o descarte estamos resolvendo o problema, mas este é maior engano!

O “Jogar fora” significa entulhar áreas de aterros sanitários e oceanos, quando o material da embalagem não é biodegradável, ele será um grande problema para a natureza e para todos os seres vivos. A boa notícia, é que a tecnologia já opera à favor da natureza, o desenvolvimento de produtos e embalagens biodegradáveis possibilita que muito desse lixo possa degradar naturalmente na natureza, diminuindo os impactos ambientais.

O que é um produto biodegradável?

Uma embalagem ou produto biodegradável é decomposta de maneira orgânica pelo meio ambiente. Ou seja, se um produto não é biodegradável, é sinal de que ele usa fontes de matéria prima com origem fóssil, como o petróleo e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente e possuem um grande papel na poluição.

Como os produtos biodegradáveis podem ajudar a natureza

O crescimento econômico depende da geração de produtos e embalagens, com os avanços sociais e a rotina cada vez mais corrida, as pessoas não costumam usar itens reutilizáveis, isto faz com que cada vez mais o consumo de embalagens aumente e se acumulem na natureza.

 

Só para refletir –  apenas um quilo de plástico convencional utiliza 182 litros de água, isso sem falar de todos os aditivos químicos que são necessários para torná-lo viável para o consumo.

 

É por isso que os produtos biodegradáveis são tão importantes, e a conscientização para utilizá-los diariamente, é um grande desafio. Precisamos nos adaptar à este conceito e pensar em mudar nossos hábitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *